Lazer

A Serra do Cipó é um dos lugares turísticos mais visitados em todo o país. A diversidade vegetal encontrada aqui é considerada uma das maiores do mundo. Espécies raras de flores como: canela-de-ema gigante, sempre-vivas, bromélias, orquídeas variadas, algumas endêmicas dos campos rupestres da Serra do Cipó, podem ser encontradas em seu ambiente natural, nos campos de altitude, nas trilhas que levam às cachoeiras.

Espécies frutíferas típicas do cerrado como cagaita, araticun, pequi e demais frutas podem ser encontradas nas trilhas e campos, dando sua contribuição à paisagem nos passeios.

Localização e infra-estrutura

Localizada a aproximadamente 100 km de Belo Horizonte (sentido aeroporto internacional de Confins), a Serra do Cipó constitui um paraíso ecológico com grande estrutura de pousadas, bares, restaurantes, farmácia, supermercados e padaria que dão suporte ao turismo local. Iguarias culinárias também são encontradas: desde a comida caseira, dos tradicionais “PF’s”, aos pratos mais sofisticados de um restaurante cinco estrelas. Um bom vinho, pizzas e massas também se fazem opções presentes na noite do “Cipó”, como é chamado o local pelos freqüentadores antigos.

A principal via de acesso é a nova Linha Verde, que facilita o tráfego de carros e minimiza congestionamentos.

Atrações e atividades diurnas

O Parque Nacional da Serra do Cipó abriga diversas cachoeiras como Farofa, Taioba e ainda o Cânion das Bandeirinhas. Existe ainda a opção de alugar cavalos ou bicicletas para aqueles que não querem seguir as trilhas a pé. Além das cachoeiras do parque existem ainda várias outras em diversos locais como: Cachoeira da Capivara, Véu da Noiva, Poção da Mãe d’Água, Serra Morena, Caverna, Gavião, Andorinhas, etc.

 

Pousada Cipó da Serra

Atrações e atividades noturnas

Além dos restaurantes e bares que possuem, em geral, música ao vivo, existe também uma atração típica do “Cipó”: o Forró do Açude. Realizado geralmente após às 23 hs em um local onde a cultura e história local se fazem presentes e onde também é realizado o “Candombe” – tradicional festa com dança típica que ocorre uma vez por ano no local.

O clima das noites do cipó é único, quem conhece sabe… Seu céu estrelado, clima fresco e perfume das flores “damas-da-noite” e jasmins, contagiam e marcam nossa memória.